O QUE DIABOS É TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?

De forma geral, a transformação digital é tratada como a adoção de novas tecnologias, otimização e automação de processos.

Sempre leio ou escuto de vários CIO’s como estão realizando a transformação digital em suas empresas, quantos milhões investidos em novos sistemas, como seus processos foram otimizados. Não acredito que tecnologia ou automação tragam vantagem competitiva, pois as mesmas tecnologias estão disponíveis à concorrência. A verdadeira vantagem competitiva de uma empresa está nas pessoas.

Tenho uma opinião bem particular sobre a tal “transformação digital”.

Vamos levar o tema para fora das organizações. Imagine se você acordasse todos os dias querendo ser melhor do que você era ontem, se você estivesse todos os dias mais disposto a gerar interação e empatia por outras pessoas, mais disposto a escutar, entender os problemas e necessidades dos outros.

Reflita sobre isso.

Você provavelmente terminaria seu dia mais realizado, satisfeito consigo mesmo, se sentiria uma pessoa melhor.

Agora voltemos ao ambiente corporativo. Aplique essa mesma postura nos negócios e você provavelmente terá a mesma sensação de realização e se sentirá um profissional melhor.

Quando o coletivo tem um objetivo em comum, o poder de realizar as coisas aumenta de forma exponencial. Imagine dezenas, centenas ou até milhares de pessoas com o mesmo objetivo, todos pensando em gerar interação, empatia, entender os problemas, necessidades e anseios dos seus pares, dos seus superiores e dos seus clientes.

Agora imagine uma poderosa tecnologia apoiando essa galera.

Onde você acha que está verdadeira transformação?

Na minha opinião, a transformação digital nada mais é do que uma mudança de consciência. É a cultura de uma organização.

O mundo tem se tornado cada vez mais um lugar colaborativo. Claro que a tecnologia ajudou muito, mas a transformação foi nas pessoas, as mudanças são de dentro pra fora. Computadores não geram inovação e empatia, não estão preocupados com seus problemas.

Não tenha medo da transformação digital, pois a verdadeira transformação está em você!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *