A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E A CORAGEM CAMINHAM LADO A LADO

Para que as mudanças aconteçam, tanto em nossas vidas pessoais quanto profissionais (desde como resolvemos nossos problemas, como lideramos nossas equipes de trabalho, até como ofertamos novos serviços e produtos aos nossos clientes) é preciso agir – e essa ação requer coragem.

As pessoas que acreditam no jargão “em time que está ganhando não se mexe”, tendem a enfrentar vários percalços em um futuro próximo. O mundo esta mudando a uma velocidade jamais vista. Novas tecnologias, novos modelos de negócios, novos serviços e produtos surgem todos os dias e nos obrigam a escolher: ter coragem para mudar ou seguir com o time que, por enquanto, está ganhando?

A coragem de mudar pode significar vida ou morte para empresas e profissionais, mesmo assim é comum vermos muita resistência em profissionais de vários níveis, de CEO’s a analistas. As pessoas não querem mudar a forma como sempre fizeram seus trabalhos, como sempre fizeram negócios, como sempre se comunicaram, e isso pode custar caro.

Dados indicam que para 46% das empresas brasileiras, a falta de visão estratégica é um dos principais desafios para a transformação digital. Isso nos mostra como o mindset ainda está longe de mudar. Os bons executivos conhecem a estratégia de sua empresa, todos eles sabem onde a empresa quer chegar, porém estes dados não se disseminam na corporação. Claro que, com algumas ressalvas sobres informações sigilosas, a estratégia do negócio deveria ser compartilhada para todos os níveis da organização, esta informação deveria ser parte do dia a dia das equipes.

Conjuntos de pessoas possuem grande capacidade de inovar, porém inovação e ideias sem um objetivo – o objetivo estratégico da empresa – não valem nada.  Sem um objetivo e motivação as pessoas tendem a se manter fazendo sempre mais do mesmo. Os líderes precisam ter a coragem de mudar seu mindset, pois seus concorrentes já conhecem sua estratégia e monitoram seus movimentos, e, infelizmente, suas equipes não.

Mas e entre os que já estão na vibe da transformação digital, o que os impedem de seguir?

Coragem. O mindset está adequado, porém o medo de arriscar os impedem de seguir com a estratégia.

Outros pontos relevantes que os impedem de seguir são as constantes mudanças que veem acontecendo no mundo: quando uma estratégia é escolhida, um modelo de cultura organizacional, modelos de gestão, processos, tecnologias, logo aparecem novas formas de se fazer, novas tecnologias, novos modelos gerenciais. Isso causa insegurança. Os tomadores de decisão nunca tem certeza de estar optando pela melhor estratégia, pela melhor tecnologia para o seu cenário. O que poucos param para pensar é que nada é certo. O ser humano tende a tomar decisões baseado em dados determinísticos e prefere correr o risco de ver seus negócios irem mal, mantendo o modelo atual, do que tomar uma decisão que envolva algum risco, mas com a probabilidade do sucesso.

Os bons lideres aceitam o fato de que precisam tomar decisões na incerteza, pois só uma coisa é certa: quem não se adaptar está fadado a morrer.

Os bons líderes do futuro entendem que há riscos e aceitam a probabilidade do sucesso. Frente a certeza de um futuro condenado, é preciso ter coragem.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *