4 PASSOS PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL.

A transformação digital pode e deve ser feita de maneira ponderada, a transformação “big bang” onde existe uma explosão e as coisas surgem não é uma realidade viável, a transformação digital é um caminho sem volta e incremental, não existe um ponto em que se percebe ter chegado ao fim da transformação.

Após 15 anos atunado com tecnologia e Gestão de pessoas tenho algumas dicas para trilhar este camiho.

Ai  vão elas.

 

1 – Cultura

Crie um ambiente corporativo propício à colaboração.

Incentive posturas questionadoras e permita que as pessoas se posicionem contra ou a favor de suas ideias – sem julgamentos.

As pessoas não podem ter medo de errar.

Incentive a criação de laboratórios – isso pode ser feito com extrema facilidade utilizando serviços em nuvem.

Desfaça-se dos silos e permita que os processos fluam com mais liberdade entre as equipes, o que provoca maior comunicação.

 

2 – Processos

Mapeie seus processos chave e tenha indicadores claros de desempenho, pois o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.

Otimize seus processos primeiro! Um dos maiores erros cometidos por várias empresas é automatizar processos não otimizados, quase sempre nem definidos. Como costumo dizer, isso é igual a colocar foguetes e rodinhas em um burro: está voando, mas continua sendo um burro.

Torne seu processo um alazão, depois o automatize.

 

3 – Pessoas

As pessoas são a chave de tudo. Por mais que você invista em tecnologia, processos, inovação, etc, se as pessoas não estiverem motivadas e engajadas ao seu objetivo, o seu trabalho será bem desafiador.

Motive suas equipes, dê feedbacks positivos em público, mostre que eles fazem parte de algo.

 

4 – Tecnologia

Você deve se perguntar: mas tecnologia não deveria ser o primeiro passo, já que a transformação é digital?  Pois bem, não.

A tecnologia por si só, não gera inovação, não gera diferencial competitivo.

Ter boas tecnologias a sua disposição é de suma importância, mas saber como e onde aplica-las é o algo a mais.

Invista em serviços de cloud, os grandes provedores possuem serviços de armazenamento (de arquivos a IA) a custos democráticos.

Faça testes, crie soluções em cloud, realize testes e depois desligue o serviço, você pagará apenas pelo que utilizou e verá que custou muito barato.

Faça benchmark, converse com pessoas que possuem um cenário parecido com seu, qual tecnologia eles utilizaram.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *